Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Economista avalia o cenário e diz o que devemos esperar para o ano que vem

03/11/2022

O que esperar da economia em 2023? Esta tem sido a pergunta mais frequente no Brasil desde domingo, quando o TSE confirmou a vitória do candidato Lula nas urnas.

A expectativa dos empresários é tão grande como a dos trabalhadores e dos economistas.

Os especialistas na área são unânimes em afirmar que a situação das contas públicas deverá ser a principal preocupação para o ano que vem. O “xis” da questão é o fato de que o Orçamento não contempla o aumento de gastos aprovados em 2022.

Alguns economistas chegam a dizer que a boa arrecadação dos cofres do governo neste ano não deverá se repetir em 2023, por conta da redução da atividade econômica.

Os alertas também se voltam para a inflação crescente nos países mais ricos. A situação exige um aumento de juros lá fora para ajudar a controlar os preços e provoca a redução do crescimento econômico.

Mas também existe a expectativa do investidor estrangeiro ver o momento como oportunidade. Como o Brasil tem um diferencial de juro bem elevado — ou seja, remunera bem para investimentos relativamente seguros —, o país ainda será um polo mais estável entre os emergentes.

O Jornal da Manhã também ouviu um experiente economista de Pará de Minas. Paulo Abreu Leite está otimista, mas não deixa de manifestar sua inquietude com a defasagem de informações em relação ao novo cenário.

É que, ao contrário do que se esperava, a economia do país ocupou pequeno espaço na campanha dos candidatos a presidência do país:

Segundo Paulo Abreu, o setor industrial é o que mais precisa de incentivos para crescer no Brasil:

Minas Gerais tem papel importante no cenário industrial brasileiro, com mais de 80 mil empresas no Estado e geração de quase um milhão e duzentas mil vagas, o que representa 23,1% do total de empregos formais no território mineiro.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis