Lojistas e consumidores já estão de olho no Natal, mas antes dele o comércio deve viver dois bons momentos – a Copa do Mundo e a Black Friday, com sua temporada de preços baixos.
Considerada uma das maiores promoções do ano, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro que, neste ano, será no dia 25. Mas o consumidor deve ficar atento porque os estabelecimentos comerciais, físicos ou on-line, já dão sinais de antecipar as campanhas.
Aliás, este movimento já vem acontecendo nos últimos anos, expandindo o período de descontos. Para alguns segmentos as promoções duram o mês inteiro, com ações voltadas para queima de estoque.
Algumas redes ligadas ao e-comerce já começaram a anunciar suas liquidações, que deverão ganhar força até o fim do mês, e em Pará de Minas não é diferente. O comerciante Guilherme Cassini Júnior diz que a tendência é que as promoções em torno da Black Friday vão emendar com o Natal:
Ele mesmo já pretende antecipar as promoções na próxima semana, anunciando descontos atrativos em móveis e colchões, no chamado Esquenta Black Friday. E as expectativas são boas. De acordo com o Insituto Ipsos, mais de 70% dos consumidores brasileiros têm a intenção de comprar e gastar um pouco mais na Black Friday deste ano.