A Secretaria Municipal de Saúde assinou contrato com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP) para a gestão de serviços laboratoriais de análises clínicas, tanto eletivos como de urgência.
Com o acordo firmado, a partir do próximo dia 21, todos os exames dessas categorias solicitados para os pacientes atendidos nas unidades da rede municipal de saúde, serão realizados pelo Laboratório Hermes Pardini.
Segundo a pasta, os pacientes assistidos pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e os da Residência Terapêutica também terão seus exames laboratoriais processados pelo laboratório.
A novidade foi apresentada aos médicos que atuam na Atenção Primária à Saúde, durante um encontro do Programa de Educação Permanente, que contou com a presença do secretário de Sáude, Wagner Magesty, e de Carlos Olney, representante do Hermes Pardini.
O secretário classificou o laboratório como o maior da América Latina e destacou que o serviço prestado aos usuários do SUS será de excelência. Com relação à logística das coletas, uma vez que a central de análise do Hermes Pardini está localizada fora da cidade, Magesty garantiu que esta parte foi negociada e será totalmente facilitada ao cidadão.
O secretário de Saúde também destacou a inserção do resultado no prontuário do paciente, o que trará benefícios para o cidadão e para o profissional que o atende na rede de saúde.
Representante do Hermes Pardini, Carlos Olney disse que Pará de Minas é o terceiro município que o laboratório prestará este tipo de serviço. Atualmente, a empresa atua em Contagem e Rio Acima.
A gestão de serviços laboratoriais de análises clínicas eletivos e urgência pelo Hermes Pardini custará aos cofres públicos municipais cerca de R$ 260 mil por mês. A previsão é que sejam realizados uma média de 30 mil exames mensais.