Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Primavera reacende o alerta sobre os problemas causados pelos animais peçonhentos

23/11/2022

Chuva e calor formam uma combinação que acende um alerta para a população. Nesta época do ano, são mais frequentes os acidentes causados pelos animais peçonhentos, envolvendo, principalmente, cobras, escorpiões, aranhas, vespas e abelhas. 

A explicação para esse fenômeno é que os animais costumam buscar locais secos para se proteger das enchentes. Eles não regulam a temperatura como os mamíferos, portanto, buscam áreas de maior exposição ao sol e se tornam um perigo, especialmente para a garotada.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que, desde 2018, o número de acidentes por animais peçonhentos ultrapassou 243 mil casos, com média de mais de 48 mil notificações por ano. Também foram notificados 336 óbitos em Minas.

Agora em 2022, já foram registrados quase 40 mil acidentes, com 66 mortes. Andreia Santos é uma das profissionais que monitoram a realidade no Estado e informou ao Jornal da Manhã os tipos mais comuns que são registrados. 

Para evitar esses acidentes, Andreia Santos dá algumas dicas de prevenção, como não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra nem na área oca das árvores e cupinzeiros. Roupas, calçados, roupas de cama, pano de chão e tapetes devem ser inspecionados. Os caminhos a serem percorridos também devem ser observados com atenção.

Em caso de acidentes com qualquer animal peçonhento, a orientação é procurar o mais rápido possível atendimento médico na UBS mais próxima, para avaliação correta do tratamento adequado ao paciente, se é indicada a administração de soro e qual o tipo de soro recomendado.

Fotos: Ilustrativa - Reprodução/pixabay.com e Linkedin





Veja também



Início  165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis