Comerciantes de Pará de Minas ainda não fecharam o balanço das vendas da Black Friday, mas as primeiras avaliações indicam que a promoção não correspondeu às expectativas.
Muitas lojas enfeitaram as vitrines com decorações especiais, dando destaque para a cor preta, que marca o evento. Com faixas, cartazes, letreiros digitais e outros formatos de divulgação, elas estamparam as ofertas na tentativa de atrair os consumidores.
Embora a principal característica da Black Friday seja os descontos, cada estabelecimento adotou sua estratégia de venda. Alguns priorizaram as ofertas, com descontos de até 75%, outros deram mais destaque às condições de pagamento, possibilitando o parcelamento das compras em várias vezes sem juros.
As roupas figuraram no topo da lista de itens mais procurados. Ana Carolina e Cleonice Guimarães falaram conosco no final da tarde e fizeram uma avaliação positiva das vendas.
O movimento também foi grande nas lojas de eletrodomésticos, com destaque para a procura por TV’s, fogão, máquina de lavar e smartphones. O vendedor Alessandro Barros, acredita que os resultados serão positivos neste ano.
Mas, apesar dos anúncios de promoções e condições facilitadas para pagamento, nem todo mundo aproveitou a Black Friday. Muitas pessoas apenas pesquisaram os preços e não fizeram nenhuma aquisição.
O motivo? Falta de dinheiro. O Jornal da Manhã conversou com alguns consumidores que também reclamaram de promoções enganosas.
No mercado digital, a expectativa pré-Black Friday era de aumento de 3,5% em relação à edição do ano passado. Estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico era de que o evento movimentasse mais de R$ 6 bilhões, com o número de pedidos podendo chegar a mais de 8 milhões.
Entre os vários produtos, um se destaque no comércio eletrônico: a camisa da seleção brasileira. O item dominou as buscas por produtos no Google, segundo balanço da empresa divulgado no começo da tarde.
As pesquisas por “camisa do brasil” dispararam 412% às 8h, na comparação com as primeiras horas do dia, e o produto também foi o item mais clicado no Google Shopping.
Foto: Reprodução/pexels