Enquanto a Secretaria Municipal de Saúde avalia o retorno da obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes abertos e fechados, empresas de Pará de Minas estão se movimentando para adquirir o equipamento de proteção diante do aumento de casos das últimas semanas.
Dados do boletim epidemiológico municipal mostram que, apenas nos seis primeiros dias de dezembro, a cidade registrou 191 casos confirmados de covid-19, o que representa quase 82% do total de notificações de todo o mês de novembro. A última edição do boletim foi divulgada em 6 de dezembro, quando a cidade aparecia com 16.524 exames positivos para a doença.
Esse salto no número de notificações está fazendo empresas de diferentes ramos, mesmo ainda sem qualquer obrigação do uso da máscara, investirem na compra do produto para a proteção dos funcionários ou mesmo para revenderem.
Adilson Alves e Silva é representante de uma empresa de confecção de máscara de Divinópolis e confirma aumento nas vendas nos últimos 15 dias. Segundo ele, até o início de novembro, o movimento estava muito baixo, quase sem vendas.
Apesar de estar faturando com a venda das máscaras, Adilson lamenta que o vírus tenha ganhado força novamente e torce para que não haja mais vítimas da covid.
Nós fizemos contato com a Secretaria de Saúde para saber sobre a volta do uso obrigatório da máscara, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos retorno.