Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Crescem as tentativas de suicídios entre os adolescentes

09/01/2023

Problema de saúde pública, o suicídio é um assunto cada vez mais presente nas discussões dos profissionais da área e em grupos da sociedade. Os números aumentaram muito desde o início da pandemia, ligando o sinal de alerta da população em geral para evitar perdas precoces.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais pessoas morrem por suicídio do que por HIV, malária, homicídio e câncer de mama no mundo. E a situação é mais grave quando se leva em consideração que entre os jovens de 15 a 29 anos, esta tem sido a quarta causa de morte mais comum. 

No Brasil, o Ministério da Saúde fez um levantamento de casos entre os anos de 2016 e 2021, constatando que no período foram 6.588 casos, sendo as principais vítimas adolescentes entre 15 a 19 anos.

A psicóloga do CREAS de Pará de Minas, Luana de Freitas Vieira, reconhece que o cenário se agravou e tem acometido muitos adolescentes. Segundo ela, são vários os motivos que levam a pessoa a praticar ou tentar o suicídio. 

Ainda segundo os dados do levantamento feito pelo Ministério da Saúde, houve um aumento de 49% nas taxas de mortalidade de adolescentes entre 15 e 19 anos, e de 45% entre 10 e 14 anos. 
A psicóloga defende que a família é fundamental no processo de identificação dos sintomas da pessoa que está passando por um mau momento. Por isso, ela recomenda atenção aos comportamentos e muito diálogo. 

Outra dica repassada por Luana é de nunca menosprezar o sofrimento da vítima, evitando, também, os julgamentos.

Além dessas orientações, Luana Vieira recomenda que as pessoas procurem ajuda especializada, seja na rede pública ou privada. Outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço de ajuda às pessoas com ideias suicidas. Ele é ofertado gratuitamente, 24 horas por dia, através do número 188. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis