Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Situação caótica no Jardim das Oliveiras: tem famílias que nem conseguem mais colocar o carro na garagem

30/01/2023

Moradores das ruas Maria do Carmo Amaral e Dulce de Almeida, no bairro Jardim das Oliveiras, estão cobrando da prefeitura soluções para os problemas provocados pelas chuvas que caíram em Pará de Minas na última semana.

O grande volume de água e a intensidade dos registros nas noites de terça e quarta-feira provocaram alagamentos, acúmulo de barro, estragos nas ruas – principalmente nas laterais do asfalto – e até a queda do muro de uma casa.

Vídeos gravados e compartilhados nas redes sociais mostram o drama dos moradores das duas ruas. A enxurrada deixou rastros de barro e sujeira nos passeios e nas garagens e, em frente a algumas casas, formaram-se grandes poças d’água.

Um dos mais prejudicados foi William Thiago dos Santos, que mora na rua Maria do Carmo Amaral. O muro de arrimo da casa desabou e, após o temporal, ele e a esposa precisaram lavar toda sujeira levada pela água. William mora na região há um ano e meio e diz que toda chuva mais forte provoca essas consequências. Segundo ele, o problema está na falta de um sistema de drenagem pluvial eficiente.

Outro grave problema provocado pelas chuvas, segundo Willian, foi a erosão no asfalto, impedindo alguns moradores de entrar ou sair com seus veículos.

William, assim como toda a vizinhança, cobra do Município uma solução rápida e eficaz para os problemas. Atrás de um posicionamento para os moradores, o Jornal da Manhã conversou com o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Morais. Ele explicou que o Jardim das Oliveiras é um loteamento implementado pela iniciativa privada e a responsabilidade pelas obras de correção e prevenção é da empresa.

Segundo Dimitri, o loteamento foi entregue em 2018 e está dentro do chamado “período de garantia”, que é uma regra prevista no Plano Diretor de Pará de Minas, onde o empreendedor se compromete, pelo prazo de cinco anos, pelo correto funcionamento, durabilidade, solidez e qualidade do loteamento. 

Isso significa que 2023 é o último ano da garantia, portanto, a responsabilidade pelas soluções dos problemas ainda é dos responsáveis pelo Jardim das Oliveiras. Dimitri explicou que a prefeitura está cobrando os reparos e já notificou a empresa.

Os responsáveis têm até o dia 4 de fevereiro para se posicionar. Se nada for feito, a situação será judicializada. Dimitri, no entanto, acredita que os problemas serão solucionados a partir de março.E ainda em entrevista ao JM, o secretário afirmou que toda reclamação referente a loteamentos – existem mais de 20 na cidade – devem ser feitas diretamente no Município e não às empresas.

As queixas podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, pelo WhatsApp (37) 99979-5428 ou no telefone 3233-5655.

Fotos Ilustrativa: Germano Santos e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM





Veja também



Início  146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis