O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) anunciou paralisação total das atividades na próxima quarta-feira (8), dois dias após o início das aulas na rede estadual de ensino.
A informação foi dada pela coordenadora geral do sindicato, Denise Romano, durante um ato público realizado no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo ela, a paralisação tem por finalidade cobrar do governo estadual o pagamento do reajuste do piso nacional dos professores da educação básica. Em janeiro, o Ministério da Educação atualizou o piso para R$ 4.420,55, com um reajuste de 15%.
Denise informou que a categoria quer fazer valer a Lei 21.710, que prevê o pagamento do piso de forma integral para 24 horas semanais cumpridas.
Apesar do anúncio de paralisação total, o Jornal da Manhã apurou que, até o momento, não haverá suspensão de aula em nenhuma escola estadual de Pará de Minas, pois a adesão ao movimento ainda está baixa.
Vale ressaltar que o ano letivo para os alunos vai começar na segunda-feira (6), em todas as unidades de educação da rede estadual de ensino. Com relação ao pagamento do novo piso nacional, o governo de Minas afirmou que a adequação ainda está sob análise.
Foto: Sind-UTE/Reprodução