A história se repete: o carnaval no Brasil está levando os foliões à loucura e a festa toma conta da grande maioria das cidades, com destaque para as capitais que já têm tradição no evento.
É o caso do Rio de Janeiro e São Paulo, onde os desfiles das escolas de samba são as maiores atrações e têm sido marcados por homenagens e alegorias gigantes. Emoção do início ao fim não tem faltado, levando o público ao delírio.
Entre as capitais do Brasil que voltaram a receber festas de Carnaval, após o período de dois anos, por conta da pandemia causada pela Covid-19, Recife conta com uma programação gratuita repleta de variedades e também atraiu turistas do Brasil inteiro.
Já em Belo Horizonte, o carnaval de rua está pegando fogo desde sábado. Milhões de pessoas, entre moradores da capital e visitantes, animam os blocos dia a noite, com muita diversão e samba no pé.
No interior de Minas, os carnavais se revezam entre festas em áreas públicas e eventos fechados. Por aqui, a festa está restrita aos bailes do Centro Literário, que têm acontecido todas as noites, e o movimento está agradando a organização, segundo informou Sérgio Claret:
De fato, o público tem gostado bastante como a reportagem comprovou:
Os foliões que têm comparecido aos eventos carnavalescos de Pará de Minas observam com curiosidade a atuação dos agentes da Guarda Civil Municipal. É a primeira vez que isso acontece no município.
Os agentes foram convocados para prestar apoio na segurança dos eventos, caso da Folia dos Fios Brancos, rodas de samba e também dos bailes d do Centro Literário.
Os agentes estão sendo acompanhados pelo assessor de Defesa Social, Fábio Luiz Santos, que já fez uma avaliação desta primeira interação junto à sociedade.
Durante os eventos o efetivo composto por 26 guardas municipais marca presença, sendo os 24 aspirantes em formação, acompanhados do comandante e subcomandante.
Vale lembrar que o curso de formação segue em andamento na antiga sede da Unincor e no parque de Exposições Francisco Olivé Diniz. A expectativa é que esta etapa final de implantação da guarda seja concluída em 10 de maio. Até lá, a ideia é fazer com que os agentes exerçam suas atividades em outros eventos do município, como forma de estágio supervisionado.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM