Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Mesmo com aprovação apertada projeto que muda o Plano Diretor deixa satisfeitos os donos dos loteamentos

28/06/2023

Chegaram ao fim as discussões sobre as alterações no Plano Diretor de Pará de Minas. Em reunião realizada nesta semana, os vereadores aprovaram o projeto em segunda votação, confirmando o placar anterior de 9x7.

Foi o assunto que dominou as discussões em plenário, confirmando a preocupação de muitos com eventuais prejuízos para a população, especialmente a de baixa renda, que passará a conviver com novo modelo de contrato na aquisição de lotes.

As mudanças no Plano Diretor vão predominar no capítulo que trata do parcelamento, uso e ocupação do solo. Pelo texto atual, proprietários de loteamentos só podem comercializar os imóveis depois de toda a infraestrutura pronta.

Mas a partir de agora, a comercialização poderá ser feita desde o lançamento do loteamento, sem qualquer necessidade de obras primárias, tais como redes de água, esgoto e iluminação pública. 

Somente depois das vendas concluídas é que a empresa se encarregará destas obras. O projeto recebeu várias emendas, para assegurar que a obrigatoriedade será cumprida, mesmo assim muitos vereadores continuaram inseguros.

E foi esse sentimento que praticamente dividiu a Câmara, inclusive, levando o grupo a pedir que os colegas refletissem melhor sobre o assunto. Entre os que se manifestaram estavam Luiz Lima, Irene Melo Franco e Gustavo Duarte:

Mas esses argumentos não convenceram o outro lado, uma vez que os vereadores favoráveis mantiveram os votos com base nas garantias das alterações. Os pronunciamentos de Toninho Gladstone e Marcílio Souza refletem essa corrente:

O projeto chegou a ser discutido na Câmara por quase um ano, período em que os empresários da construção civil também tiveram a oportunidade de se manifestar. 
Alguns deles acompanharam a votação final, no plenário da Casa, e se mostraram decepcionados com o placar apertado. Vinícius Vargas Capanema, por exemplo, esperava apoio total da Câmara.

Prestes a abrir o empreendimento Jardim das Orquídeas, na região da conhecida fazenda do cafeicultor Jorge Francês, ele garante que a nova modalidade vai beneficiar a população:

Votaram favoráveis ao polêmico projeto os vereadores Ronnie Barbosa, Leo do Depósito, Dilé Rodrigues, Marcílio Souza, Nilton Reis, Renato Almeida, Ricardo Rocha, Rodrigo Meneses e Toninho Gladstone. 
Já os sete votos contrários foram de Clebinho do Lavajato, Gustavo Duarte, Luiz Lima, Carlos Lázaro, Irene Melo Franco, Juninho JR e Serginho do JK. O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Elias Diniz.

Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Pará de Minas e Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  227 228 229 230 231 232 233 234 235 236 237 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis