Hoje é o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar e, ao que tudo indica, a categoria vai aproveitar a data em Pará de Minas para reforçar a mobilização que vem sendo feita há vários dias.
Os profissionais da área estão reivindicando melhores salários. Já pediram apoio da Câmara Municipal e fizeram manifestação na porta da Prefeitura. Faixas e cartazes tornam a campanha mais visível, atraindo a atenção de populares.
E é na tentativa de conquistar o apoio da opinião pública que os conselheiros estão literalmente ‘botando’ a campanha na rua. Eles querem salários equivalentes aos que são pagos aos conselheiros tutelares na vizinha cidade de Itaúna.
A remuneração de lá gira em torno de R$3 mil, enquanto aqui não passa de R$1.856,12. São cinco profissionais na entidade e eles consideram o salário muito baixo para tanta responsabilidade.
O apoio da Câmara Municipal de Pará de Minas os conselheiros já conseguiram. Vários vereadores têm manifestado apoio à causa, entre eles Niltinho do São Cristovão e Irene Melo Franco:
Os vereadores Marcílio Souza e Juninho JR também abraçaram a causa e se mostraram indignados, inclusive, com a falta de condição de trabalho dos cinco conselheiros. Eles sequer têm equipamentos de tecnologia:
A reunião dos vereadores com o prefeito Elias Diniz ainda não foi marcada, mas deve acontecer na próxima semana. Os vereadores cobraram do presidente Márcio Lara que essa providência seja tomada com urgência. A prefeitura ainda não se manifestou sobre o caso.