Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Ciclistas reconhecem que andar pelas ruas da cidade está ficando mais perigoso

15/12/2023

Andar de bicicleta pelas ruas de Pará de Minas está cada vez mais difícil, diante do tamanho da frota de veículos motorizados e da falta de espaços exclusivos para a circulação das bikes. A cidade não tem ciclofaixas nem ciclovias.

As principais vias de acesso, como as avenidas Presidente Vargas, Alano Melgaço e Professor Mello Cançado, assim como as ruas Nova Serrana e Benedito Valadares, mostram os desafios enfrentados nesta área urbana.

Os trechos não possuem áreas destinadas às bicicletas e enfrentam um fluxo sobrecarregado, com congestionamentos mesmo em horários que não são considerados de pico.

Quem percebe essa situação cotidiana é o ciclista e proprietário da Divina Rodas, Jairo Mendes. Na maioria dos dias, ele vai trabalhar de bicicleta, percorrendo o trecho entre o bairro Providência e a praça Melo Viana. Mesmo com grande experiência, ele diz que os riscos são muito grandes:

Jairo Mendes lamenta a falta de execução de políticas públicas eficazes para melhoria da mobilidade urbana. E cita o Plano Diretor, que prevê a prioridade para o transporte não motorizado nas vias públicas, com a criação de ciclovias e ciclofaixas. 
O ciclista acredita que, a partir de uma boa infraestrutura voltada para as bicicletas, o trânsito da cidade teria muito a ganhar. 

Para saber os planos do Município com relação à implantação das ciclofaixas ou ciclovias, o Jornal da Manhã conversou com o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Morais. 

Ele reconhece que essas áreas contribuiriam para a mobilidade urbana, mas enfatizou que a infraestrutura atual das ruas e avenidas, como as que foram citadas anteriormente na reportagem, dificulta a implantação. 

A alternativa encontrada pela prefeitura tem sido incentivar a colocação das faixas destinadas às bicicletas nos novos loteamentos. Dimitri Morais deu mais detalhes. 

Segundo o Plano Diretor, ciclovia são vias destinadas à circulação de bicicletas, separadas do tráfego motorizado por canteiros ou barreiras. Já as ciclofaixas são parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de bicicletas, delimitada por pintura no pavimento e sinalização específica. 
Apesar da iniciativa citada pelo secretário em cobrar dos loteamentos implantados a partir de 2018, o que se vê são poucos locais com a implantação efetiva desses espaços. 

Fotos: Amilton Maciel  e Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com





Veja também



Início  170 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis