A maioria das famílias de Pará de Minas está optando por velórios mais curtos, segundo informação do Setor de Administração do Velório Municipal. Mesmo com três escolhas, elas têm preferido o menor horário.
O chefe do setor, João Américo, informou ao Jornal da Manhã que com o fim das medidas sanitárias, em decorrência da Covid-19, o Velório Municipal voltou a oferecer aos familiares horários que sempre prevaleceram na cidade.
Antes da pandemia, muitas vezes o velório começava em um dia e o sepultamento só ocorria no outro. No auge do coronavírus, o tempo foi reduzido para 4 horas, enquanto nas situações de contaminação do morto, era só de duas e mesmo assim, restrito aos mais próximos.
Mas tudo voltou ao normal no ano passado, com três opções para os familiares – velórios de 8 horas, 6 horas e de 4 horas. João Américo confirma que 60% têm preferido o menor prazo, que é 4 horas.
Além disso, ninguém mais quer contratar velórios para o período da noite. A preferência das famílias tem sido pela manhã, e somente nos casos em que parentes moram fora eles reservam o horário da tarde.
A alegação dos familiares passa pela questão da segurança, devido aos elevados índices de furtos. Além disso, o Velório Municipal não possui vigias noturnos. As famílias também justificam a escolha do menor tempo com o desgaste emocional, devido à dor da despedida.
Foto: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM