O projeto de lei que trata da revisão salarial dos servidores públicos municipais de Pará de Minas deve ser votado pelos vereadores no dia 20 de fevereiro. A previsão foi passada ao Jornal da Manhã pelo presidente da Câmara, vereador Dilhermando Rodrigues, o Dilé.
O motivo para a espera da análise em plenário se dá pelo agendamento de uma reunião que vá colocar frente a frente a prefeitura e o sindicato que representa o funcionalismo público a fim de se chegar a um consenso entre as partes. Quem está intermediando essa reunião é o próprio Legislativo.
Conforme o Jornal da Manhã antecipou, a entidade de classe não gostou do índice de revisão de 3,71% proposto pela prefeitura, alegando que algumas categorias continuarão recebendo abaixo do salário mínimo, de R$ 1.412, e defende que a porcentagem ideal é de 7,62%.
Uma planilha que sustenta essa reivindicação do sindicato foi enviada à Câmara Municipal e, segundo Dilé, já foi repassada ao Executivo.
A câmara não deu um prazo limite para o Município apresentar um posicionamento a respeito da tabela do sindicato, mas Dilé espera que isso seja feito até a próxima semana para que dê tempo de agendar uma reunião entre todos os envolvidos, incluindo os vereadores. Diante dessa espera, ele informou que o projeto só deve entrar na pauta de votações no dia 20 de fevereiro, na penúltima reunião plenária do mês.
Essa é considerada uma data limite para que a prefeitura consiga fechar a folha de pagamento e quitar os valores retroativos a janeiro já no mês de março. Ainda na entrevista ao JM, o vereador reforçou que o Legislativo não tem competência para apresentar emenda a este projeto.
Ao final, Dilé defendeu que as discussões sobre o projeto sejam feitas em apenas uma reunião, com todos os envolvidos presentes, como prefeitura, sindicato e câmara, evitando o que ele classificou como “leva e traz”. Desta forma, também, ele acredita que os debates serão mais produtivos com possibilidade de um consenso entre as partes de maneira mais ágil e satisfatória.
E outra novidade sobre o assunto é que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais realizará hoje uma assembleia geral do funcionalismo para debater a proposta de 3,71%. Ela será realizada no terceiro andar do prédio do sindicato, a partir das 17h30.
Fotos: Aleff Henrique - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Câmara Municipal de Pará de Minas