Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Criação de animais domésticos mostrada nas redes sociais passa longe da realidade

15/02/2024

Um gatinho fazendo xixi no vaso sanitário, um rottweiler cantando com uma garotinha, um pinscher que adora uma piscina e até um encontro entre dois cachorros, um gato, uma galinha, um periquito e um calango para assistir uma homenagem ao Dia das Mães. O que tudo isso tem em comum? São vídeos visualizados por milhões de pessoas em plataformas como Instagram e TikTok.

Na onda das publicações curtas, os conteúdos que envolvem os pets estão fazendo cada vez mais sucesso, gerando, inclusive, o mercado de pet influencer. 
São situações engraçadas, inusitadas e emocionantes, que mostram características marcantes dos animais, especialmente a inteligência, o senso de proteção e o amor verdadeiro pelos tutores. 

Embora sejam satisfatórios de assistir, os vídeos também abrem caminho para outra discussão. É que a empolgação gerada pode levar a atitudes por impulso, como a adoção de animais influenciada apenas por vídeos que mostram o momento fofo de um pet. No entanto, o médico veterinário Idael Santa Rosa alerta que nem sempre a realidade atende a expectativa.

Usando um cão da raça Pastor Alemão como exemplo, Idael ressaltou os pontos que as redes não costumam mostrar.

O receio de Idael e de outros  protetores de animais é que, a partir da frustração da expectativa gerada, o abandono de cães e gatos aumente, elevando ainda mais a população que vive nas ruas. 

Isso tem acontecido em outras situações. Uma delas é quando uma pessoa recebe um pet de presente. Segundo o médico veterinário, agradar um ente querido é louvável, mas se o presente envolve um cão ou gato é preciso haver um debate primeiro. 
A adoção responsável é sempre garantia de que o animal será bem tratado e o tutor não terá surpresas desagradáveis no cuidado de seu amiguinho. 
Com o passar da pandemia, a conscientização sobre a guarda responsável virou um desafio para os protetores de animais. Durante a crise sanitária, o índice de abandono aumentou, em média, 61%, segundo dados do projeto Ampara Animal. 

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com




Veja também



Início  9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis