Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Fundador da Aciclis lamenta desrespeito às leis que garantem ciclovias na cidade

19/02/2024

A construção de uma ciclofaixa em Pará de Minas, a primeira na história da cidade, recebeu elogios da população e, ao mesmo tempo, reacendeu as discussões sobre a necessidade de se oferecer mais espaço aos ciclistas. A ciclofaixa foi implantada no Residencial Veredas, loteamento que fica perto do Parque de Exposições, com aproximadamente 600 metros de extensão por 2,40m de largura e possibilita sentido duplo.

Ela já recebeu pintura e os tachões para sinalizar e delimitar o espaço. O bairro ainda não tem moradores, mas algumas pessoas têm utilizado a área, especialmente crianças. A expectativa de parte da população é que a iniciativa do Residencial Veredas seja multiplicada na cidade, já que o número de pessoas que faz uso de bicicleta tem crescido muito.

A própria Aciclis já se manifestou. Para a Associação Paraminense de Ciclistas, há muito tempo que a comunidade clama por benefícios desta natureza. A Aciclis, inclusive, já promoveu diversas campanhas em favor das ciclovias e também das ciclofaixas, mas esta luta de muitos anos ainda não teve resultado. Agora, com a novidade do Veredas, a associação espera que tanto a iniciativa privada como o poder público repensem a realidade de Pará de Minas.

Fundador da entidade, Jairo Mendes não poupa críticas. Lembra que o Plano Diretor da cidade faz esta exigência, mas a lei é descumprida. Ele também cita que todos os candidatos a prefeito incluíram o tema em seus programas de governo, mas nunca cumpriram a promessa. 

Jairo lembrou também que há mais de dez anos, na gestão Zezé Porfírio, a Aciclis reivindicou mudanças na Presidente Vargas, por ser uma das maiores avenidas da cidade. Bem mais tarde, já na gestão Elias Diniz, esse corredor passou por grande revitalização, mas também ignorou o espaço para a circulação segura dos condutores de duas rodas:

Jairo Mendes ainda cobrou mudança de postura da população, dizendo que não adianta reclamar do trânsito congestionado:

A Prefeitura de Pará de Minas tem argumentado que é difícil implantar as vias de bicicletas em grandes corredores, caso das avenidas Presidente Vargas e Mello Cançado, devido ao enorme fluxo de veículos e à falta de espaço das vias. 

Para minimizar o problema, o município abriu a possibilidade dos novos loteamentos implantarem ciclofaixas ou ciclovias nas vias coletoras, que são mais largas. A prefeitura também está cobrando dos proprietários dos novos empreendimentos a colocação de espaços para bicicletas.

Fotos: Germano Santos -  e Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM





Veja também



Início  8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis