Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Centro de Hidratação entra em funcionamento amanhã: serviço será dedicado às vítimas da dengue

26/02/2024

Pará de Minas vai contar com um centro de atendimento específico para casos de dengue, zika e chikungunya. A unidade foi estruturada em frente ao Hospital Padre Libério, no bairro Senador Valadares, e funcionará todos os dias das 7h às 19h.

A novidade foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde e o início dos atendimentos será a partir de amanhã.

Também chamado de Centro de Hidratação, o local realizará atendimento médico e manejo clínico dos pacientes com sintomas ou diagnóstico confirmado das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika vírus.

Segundo o secretário Wagner Magesty, um dos objetivos da nova unidade é fortalecer a assistência e evitar a sobrecarga da UPA 24h.
Paralelamente ao funcionamento do Centro de Hidratação, a Secretaria de Saúde manterá os atendimentos em horário especial das UBS’s Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica) e Walter Martins de segunda à sexta-feira, de 16h às 20h.

Já aos finais de semana, os atendimentos referentes aos casos de arboviroses serão feitos apenas no centro de hidratação. A Referência Técnica Ana Clara Meytre reforça a exclusividade dessas unidades em atender apenas casos específicos das doenças. Ela dá exemplos.

Não existe um prazo de funcionamento da nova unidade de atendimento aos casos de dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, ela manterá as portas abertas até o cenário epidemiológico se estabilizar. 

Vale lembrar que, neste sábado, será celebrado o Dia D de combate ao Aedes aegypti. Diversas cidades mineiras promoverão ações, sejam elas de conscientização ou de práticas preventivas, para eliminar criadouros do mosquito.

Pará de Minas não entrou no Dia D, mas a cidade vem realizando ações junto à população na tentativa de diminuir a quantidade de notificações. 

Até a última atualização do boletim epidemiológico, a cidade tinha 1439 casos suspeitos e 16 confirmados de dengue. Sobre a chikungunya eram 67 notificações prováveis e 10 confirmadas.

Fotos: ASCOM Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Ilustrativa Reprodução pixabay.com





Veja também



Início  6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis