Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Secretaria de Saúde vai manter funcionamento das Unidades Sentinelas no fim de semana

02/03/2024

O cenário de dengue em Minas Gerais não é o único que preocupa, já que o estado também vive uma escalada de casos de covid-19.

Segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde, apenas nesta semana foram registradas 10.188 notificações e esse número representa quase a metade do total de casos deste ano, que já chega a 27 mil. Desse balanço, 80 pessoas perderam a vida por complicações da doença.

Em Pará de Minas, até a última atualização, eram 104 pacientes infectados e nenhuma morte. A cidade é a oitava com o maior número de notificações na Regional de Saúde de Divinópolis e também chama atenção a situação da vizinha Itaúna, que já registrou 301 casos.

No entanto, apesar desta curva ascendente de casos o secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, considera que o cenário ainda está controlado, mas requer atenção especial de sua pasta e da sociedade em geral.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, Baccheretti ainda ressaltou a importância dos cuidados com dois públicos muito propensos a desenvolver formas graves da doença: crianças e idosos.
Um fato que chamou atenção em Pará de Minas nos últimos dias foi o surto de covid-19 entre idosos e funcionários da Cidade Ozanan. Por causa disso, as visitas continuam suspensas. O Jornal da Manhã apurou ontem, junto à instituição, que mais três idosos tiveram o diagnóstico da doença, totalizando dez contaminados entre os 50 assistidos.

Eles estão estáveis, continuam isolados dos demais, não necessitam de internação e recebem acompanhamento dos profissionais de saúde da casa. 
Quanto às visitas, a Cidade Ozanan estima liberá-las no final de março, mas isso só vai acontecer com aval médico e em um cenário epidemiológico melhor. 

A alta de casos de covid-19 é um sinal amarelo para as autoridades de saúde, pois com a epidemia de dengue há uma sobrecarga de atendimentos nas unidades de saúde, o que já forçou a abertura de unidades sentinelas e até centros de hidratação, como aconteceu em Pará de Minas. Uma nova demanda elevada pode afetar de maneira significativa a assistência prestada ao cidadão, colocando em risco, também, a saúde dos profissionais que atuam nesses setores. 

A vacinação contra a covid-19 está disponível, gratuitamente, na rede pública de saúde de Pará de Minas. Basta procurar a UBS mais próxima de sua casa com o cartão de vacinas.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com




Veja também



Início  4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis