Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Candidatos à CNH protestam: taxa de motopista passa a ser cobrada em Pará de Minas

04/03/2024

Uma taxa extra cobrada dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, para condução de motocicletas, tem deixado muita gente irritada e até preocupada. O assunto chegou ao Jornal da Manhã através da reclamação de um ouvinte. Ele foi até uma autoescola de Pará de Minas, para pagar pelo processo de formação da filha, candidata à carteira de moto.

Na hora de efetuar o pagamento, foi surpreendido com uma taxa de quase R$300,00 a mais para utilização da motopista, que é o local credenciado para realização das aulas práticas de direção. Para entender o papel desta taxa que tem sido cobrada pelas autoescolas de Pará de Minas, o JM conversou com o empresário Marcos Vinícius de Oliveira, proprietário da Auto Escola Nacional.

Ele esclarece que a Portaria 957, de outubro de 2021, publicada pelo Detran, autorizou que qualquer empresa, desde que cumpra os requisitos, solicite o credenciamento para construção da motopista e realização dos exames de direção. E o Detran também liberou aos centros de formação a cobrança de uma taxa dos alunos pelo uso das motopistas, algo que, até então, não era permitido. 

Segundo Marcos Vinícius, as autoescolas de Pará de Minas adiaram essa cobrança, mas diante dos custos cada vez mais altos para manutenção e utilização dos espaços para realização das aulas, as empresas resolveram iniciar a cobrança em janeiro deste ano.

O empresário fala do empenho constante para deixar a CNH cada vez mais acessível aos futuros motociclistas. Mas ele deixa claro que estes esforços não podem comprometer a saúde das empresas que se dedicam a este serviço.
Pará de Minas conta com duas motopistas e para garantir o bom funcionamento delas, as autoescolas se uniram e abriram um CNPJ à parte, que é responsável pela cobrança, recolhimento e devida destinação dos recursos para manutenção dos espaços. Além das autoescolas de Pará de Minas, as motopistas também atendem centros de formação de outras cidades como São José da Varginha, São Gonçalo do Pará e Papagaios. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução Siprocfc-MG




Veja também



Início  4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis