Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Informação ganha força e mais mulheres passam a usufruir do programa da dignidade menstrual

06/03/2024

Aos poucos, as mulheres de baixa renda estão se dirigindo às farmácias de Pará de Minas em busca dos benefícios da lei federal que assegura a distribuição gratuita de absorventes higiênicos. 

Em vigor desde janeiro, e valendo em todo o país, a lei credenciou todas as unidades do programa Farmácia Popular a fazer a distribuição de pacotes de absorventes.

O primeiro passo para a concessão é o cadastramento do público contemplado, e esse procedimento começa a partir do acesso da pessoa interessada aos canais digitais criados pelo governo federal.

O número de mulheres contempladas pelo programa ainda é pequeno aqui na cidade e a explicação dos órgãos públicos é que a informação ainda seja desconhecida por parte de muitas.

Acompanhando de perto a movimentação feminina em torno do assunto, a vereadora Irene Melo Franco tem percorrido as farmácias de Pará de Minas e já apurou que a procura tem crescido, mesmo que a passos lentos:

Irene considera a lei muito importante, pelo fato dela assegurar o benefício mensalmente, acompanhando o ciclo menstrual das mulheres:
A oferta gratuita dos absorventes partiu de uma demanda relacionada à pobreza menstrual. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, uma a cada quatro meninas falta à escola durante o seu período menstrual e cerca de quatro milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar. 

Além do absorvente, essas mulheres em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico têm direito a outros produtos gratuitos, como fralda e anticoncepcional. Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar o CRAS mais próximo de casa ou alguma unidade credenciada ao Farmácia Popular em Pará de Minas. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com





Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis