Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Avanço dos casos de dengue compromete a doação de sangue

11/03/2024

O aumento do número de casos de dengue em Minas Gerais continua preocupando. Recentemente o JM divulgou a dificuldade que algumas empresas estão enfrentando com boa parte dos funcionários afastados por causa da doença.

E essa crescente continua comprometendo outros segmentos, inclusive o atendimento do serviço público de saúde e as escolas. Além deles, a captação de doadores de sangue já começa a ser afetada. 

Com os voluntários doentes, eles ficam impossibilitados de doar sangue por algum tempo. E se já era difícil cumprir as metas para atender a demanda dos hospitais, ficou mais complicado fazer a captação agora, diante do aumento dos casos de dengue e covid-19.

Quem confirma o cenário preocupante é Fabíola Nogueira, responsável pelo Setor de Captação de Doadores de Sangue do Hospital Nossa Senhora da Conceição. 

As pessoas que contraem dengue precisam aguardar até 30 dias para voltar a doar sangue e o mesmo acontece com quem mantém relações sexuais com alguém que esteja com dengue. 
Já para quem teve dengue grave, chamada popularmente de hemorrágica, o período de suspensão é maior. São seis meses de espera até que a pessoa possa voltar aos postos de doação.

No caso dos doadores acometidos pela Covid-19, a contagem é diferente. É preciso aguardar a cura de todos os sintomas e a partir daí contar 14 dias, até que possa retomar a rotina de doação de sangue. Enquanto aguarda o período de recuperação dos doadores até o retorno às salas de coleta, Fabíola reforça o chamado para novos doadores, já que o estoque de sangue segue em situação crítica. 


Apesar das dificuldades, Fabíola destaca a importância do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de Pará de Minas, que funciona no AME, e chama tenção para a importância de fortalecer, ainda mais, o trabalho da unidade no município.

Quem tiver interesse em fazer a doação de sangue, pode entrar em contato com o Setor de Captação do Hospital Nossa Senhora da Conceição, pelo (37) 3233-5461, com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo 0800 940 94 02 ou ainda pelo aplicativo MG App.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis