O advento das novas tecnologias tem contribuído para melhorar o nível de efetividade no mundo. O uso de equipamentos eletrônicos, aplicativos e a própria internet têm facilitado a vida das pessoas em vários sentidos.
Até mesmo no acesso ao serviço público, muitas vezes as pessoas contam com a possibilidade de utilização das plataformas, agilizando o acesso a documentos e atendimentos de forma geral.
Acontece que nem todos conseguiram se adaptar às novidades tecnológicas e, por causa disso, têm enfrentado dificuldades para acessar alguns serviços. E o resultado desse distanciamento do mundo tecnológico aparece em muitos setores, entre eles, no INSS.
O assessor previdenciário Juvenal Heráclito Barbosa, o Borazinho, testemunha essa realidade diariamente. Muita gente enfrenta dificuldades para requerer benefícios e até mesmo para a aposentadoria, pelo fato de não saber utilizar o sistema:
Borazinho já percebeu situações em que as pessoas acabam desistindo dos benefícios por não terem conseguido agendar um atendimento ou enviar a documentação solicitada no formato digital. E esses empecilhos tecnológicos contribuem para o aumento da demanda pelos serviços dele.
Por sua vez, o INSS orienta aos segurados que, em caso de dificuldade na utilização dos sistemas pela internet, que entrem em contato pelo telefone 135 para agendamento de um atendimento presencial. A agência de Pará de Minas funciona na rua Benedito Valadares, nº 266.
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