Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Temporal provocou inundações na cidade: água invadiu casas e derrubou muro

21/03/2024

O temporal registrado em Pará de Minas na tarde de ontem deixou muita gente preocupada. Além do grande volume de chuvas, os ventos fortes, raios e trovões também assustaram a população. E o alagamento da avenida Presidente Vargas, no trecho entre o Clube Praça de Esportes e a esquina com a rua Joaquim Marinho Mendonça, que há bastante tempo não ocorria, voltou a acontecer. 

Foram pouco mais de 20 minutos de chuva forte. Nem mesmo as lagoas de contenção construídas no Córrego Água Limpa foram suficientes para segurar a água que chegou com toda a força, transbordando o leito do córrego e tomando a avenida. A situação foi agravada por causa do transbordamento de uma das lagoas do bairro Eldorado, que fez com que todas as demais lagoas de contenção não fossem suficientes para segurar a força da água. 

Na avenida, por pouco a água não tomou conta dos estabelecimentos comerciais, embora tenha chegado bem perto disso. De acordo com Charlene Lacerda, funcionária de um açougue na Presidente Vargas, o trabalho da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal foi determinante para que os empresários não sofressem prejuízos como ocorria no passado.

O agente Tiago Costa, da Guarda Municipal, disse que a corporação agiu rápido, impedindo o trânsito no local alagado, evitando acidentes e o agravamento da situação.

Mas se por um lado, os estabelecimentos comerciais foram salvos, quem deixou o carro estacionado na avenida acabou amargando prejuízos por causa da chuva. 
Foi o caso de Rafael Gomes de Oliveira, ele deixou o carro parado próximo à ponte sobre o Córrego Água Limpa, e não teve jeito, quando percebeu a elevação do nível da água, já não tinha mais jeito de tirar o carro, que acabou invadido. 


Fato que chamou atenção dos comerciantes e também dos motoristas foi a rapidez com que a água foi escoada, cerca de 20 minutos. 
De acordo com a Defesa Civil, apesar do transbordamento, a drenagem e a normalização do trânsito em tempo recorde são reflexos das obras realizadas ao longo do leito do córrego. 

O órgão também informou que foi registrado volume de 78,5 milímetros de chuva em curto espaço de tempo. O índice é o maior desde 2022. Até o fechamento desta reportagem, a Defesa Civil havia registrado apenas duas ocorrências: uma no Recanto da Lagoa, onde uma residência foi parcialmente invadida pela enxurrada, e outra no bairro Eldorado, onde um muro caiu durante tempestade. Não há informações de vítimas.

Fotos: Fernando, Rafael, Amilton E Renato Fernandes - Rádio Santa Cruz e Stilo FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis