Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Força-tarefa no Grão Viver realizou obras paliativas no fim de semana, mas as famílias ainda não podem voltar

25/03/2024

Engenheiros e operários da Construtora Brallar trabalharam durante todo o fim de semana em obras paliativas no Condomínio Grão Viver, no bairro Grão Pará. A galeria pluvial do condomínio não suportou o temporal, que caiu em Pará de Minas na noite de sexta-feira, forçando o muro que envergou mais de 45 graus e ameaçava desabar sobre o condomínio.

Para impedir o desabamento do muro foi retirado todo o volume de terra que pesava sobre ele. A área também recebeu estacas e lona plástica reforçada, para evitar a entrada de água, em caso de mais chuvas.

O problema atingiu quatro dos dez blocos do condomínio, onde vivem 1.300 pessoas. Todas as famílias dos blocos 6, 7, 8 e 9 tiveram que desocupar os imóveis. A maioria delas está abrigada em casas de parentes, enquanto uns foram para um hotel da cidade.

Durante a força-tarefa do fim de semana, muitos moradores voltaram ao local em busca de informações de quando poderão retornar às suas moradias. Eles estão apreensivos, ainda temendo o desmoronamento do muro e outras consequências.

Diego Silva mora sozinho e não tem família na cidade. Ele está muito apreensivo com a situação:

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, passou o fim de semana de plantão, providenciando alojamento para as pessoas que ainda não podem voltar para suas casas e não pretendem permanecer na casa de parentes. 
Foram montados dois alojamentos provisórios, um na creche do bairro Grão Pará e o outro na quadra esportiva coberta do bairro Nossa Senhora de Fátima.

As obras definitivas no Grão Viver ainda não têm data para começar, mas já se sabe que será um processo demorado que depende de aprovação da Caixa Econômica Federal, que é o agente financiador do condomínio. 
E a Secretaria de Assistência Social confirmou que existem mais duas famílias desalojadas na cidade em consequência do temporal. 

Uma delas mora na rua João XXIII, na entrada do bairro Padre Libério, enquanto a outra no bairro Walter Martins. Até que a situação seja resolvida, elas serão beneficiadas pelo chamado ‘aluguel social’, pago pelo governo federal.

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis