A Câmara Municipal quer trazer para Pará de Minas uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI), serviço vinculado ao Governo de Minas.
Essas unidades têm o propósito de agregar, em um mesmo espaço, serviços de órgãos municipais, estaduais e federais, de forma integrada, atendendo ao cidadão com eficiência. Atualmente, o estado possui 39 UAIs, sendo que a mais perto daqui fica em Divinópolis.
Para que Pará de Minas possa ser contemplada, é preciso um acordo entre a prefeitura e o governo estadual, e é isso que o Legislativo está tentando através de contatos com deputados estaduais e representantes da Polícia Civil.
Segundo o presidente da Casa, vereador Dilhermando Rodrigues, o Dilé, o estado necessita de espaço para implantar uma UAI com capacidade para abrigar, no mínimo, 10 pessoas.
Na UAI, é possível acessar uma variedade de serviços, como emissão de carteira de identidade, carteira profissional, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão-de-obra, serviços de trânsito voltados para habilitação e veículos, dentre outros.
A ideia de trazer o serviço para a cidade partiu dos problemas referentes ao Instituto de Identificação, que não está conseguindo atender a demanda pela emissão da nova carteira de identidade.
O vereador Luiz Lima ressalta que a cidade precisa de maior capacidade de atendimento.
Para reforçar a tentativa de trazer uma UAI para o município, Luiz Lima enviou ofício aos deputados estaduais João Vítor Xavier e Betinho Pinto Coelho, solicitando o apoio deles na intermediação do diálogo entre as partes.
Fotos: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM