Alunos do 4º período do curso de Direito da Faculdade de Pará de Minas (Fapam) estão desenvolvendo um projeto integrador para levar à sociedade informações sobre o tribunal do crime.
Através de parceria com a Polícia Militar, os estudantes estão compartilhando conhecimentos em diferentes plataformas para mostrar o que é, quais as consequências desse procedimento e como o cidadão pode ajudar a denunciar os casos para as autoridades policiais.
Tribunal do crime é um julgamento feito pelas facções criminosas em que as regras aplicadas são elaboradas pelos próprios grupos, ou seja, não têm relação com as leis vigentes da Justiça brasileira.
O estudante Elias de Paula conta que a ideia de falar sobre o tema partiu de estudos feitos pelo grupo sobre a criminalidade no Brasil. O tribunal pode estar mais perto do que a população pensa, conforme mostram as pesquisas:
Uma das formas que os alunos encontraram para levar a informação ao público foi através de uma entrevista com o Tenente Marcos, da Polícia Militar de Pará de Minas. O bate-papo aconteceu na sede das Rádios Santa Cruz e Stilo FM. O militar elogiou a iniciativa do grupo e destacou as consequências do tribunal do crime na sociedade.
Emile Souto, coordenadora dos projetos integradores da Fapam, ressaltou a parceria com a Polícia Militar, dizendo que os projetos desenvolvidos na instituição têm a finalidade de chegar até a população a fim de atender demandas sociais.
A entrevista completa dos alunos com o Tenente Marcos está disponível em nosso site: radiosantacruzfmg.com.br. Você também pode acompanhar outras ações do grupo no Instagram, no perfil @xequemate._.