Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Dia Nacional de Prevenção à pressão alta: doença traiçoiera é preocupante

26/04/2024

Hoje é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial. Também conhecida como pressão alta, a doença é caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. 

Uma pessoa hipertensa tem maiores chances de desenvolver uma série de problemas de saúde, como AVC, infarto, doenças renais e da visão, além de comprometer os rins.

A destinação de uma data para tratar o assunto serve para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

O médico cardiologista Geraldo Nasser explica que existem diferentes graus de hipertensão, que vão desde o mais leve até o acentuado. Falando ao Jornal da Manhã ele também esclareceu os níveis de pressão que são considerados normais e a partir de quando a pessoa deve ligar o sinal de alerta. 

A hipertensão é uma doença multifatorial, ou seja, é causada por diferentes fatores, como histórico familiar, obesidade, estresse, sedentarismo, envelhecimento, tabagismo e o consumo excessivo de álcool, de drogas, de energéticos ou de sal.

Com relação aos sintomas, Dr. Geraldo Nasser informou que existem sinais que podem indicar um diagnóstico positivo de pressão alta, mas chamou atenção para uma condição que ele classificou como “traiçoeira” da doença.

Falar sobre hipertensão se tornou uma das prioridades dos profissionais de saúde, já que o cenário brasileiro é considerado crítico em relação ao resto do mundo.

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto na média global 33% dos adultos entre 30 e 79 anos são afetados pela doença arterial, no Brasil, estima-se que o índice alcance 45%, isto é, mais de 50 milhões de pessoas. Ainda segundo a entidade, deste total, 62% possuem o diagnóstico, mas apenas 33% estão com a pressão controlada.

Segundo o cardiologista, entre os fatores de preocupação com os índices elevados de hipertensão na sociedade estão o crescimento da obesidade e o consumo de alimentos industrializados, que contém bastante sódio.

Como forma de prevenção à hipertensão arterial, o cardiologista Geraldo Nasser recomendou manter um hábito de vida saudável, combinando boa alimentação com a prática de atividades físicas.

Ele também orientou as pessoas a evitarem o consumo de álcool, cigarro e as drogas. Outra dica é medir a pressão arterial e fazer consultas médicas regularmente. 

Fotos: Rádio Santa Cruz FM/Germano Santos/divulgação




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis