O comércio de flores se prepara para o seu primeiro “Natal” do ano. Estamos falando do Dia das Mães, data comemorativa que atrai uma grande clientela aos estabelecimentos especializados.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), este dia representa 16% da comercialização anual de flores no Brasil. Ele é maior, por exemplo, que o próprio Natal, que representa 12% das vendas.
As opções de presentes são vastas e com preços variados. Entre as principais flores procuradas nesta data estão as rosas, orquídeas, tulipas, hortênsias e girassol.
Nas floriculturas de Pará de Minas, as vitrines estão decoradas, equipes preparadas e estoque abastecido. Na Pomar Floricultura, a sócia-proprietária
Rita de Cássia Almeida Lino de Paula, diz que as expectativas são as melhores.
O sentimento de otimismo para as vendas se justifica pelos resultados dos últimos anos. Segundo dados do Ibraflor, o setor tem apresentado ritmo constante de crescimento desde 2012.
Nem mesmo os fenômenos climáticos devem prejudicar as vendas. Estima-se que estarão disponíveis para para a comercialização no Brasil cerca 300 diferentes espécies e mais de 3.500 variedades.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM