Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Prefeitura de Pará de Minas anuncia investimento de R$1 milhão no fumacê

02/05/2024

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a contratação de uma empresa para aplicação do fumacê em Pará de Minas. A iniciativa tem a finalidade de reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue e chikungunya.

O Município investirá cerca de R$ 1 milhão para a prestação do serviço, cuja previsão é iniciar já neste mês de maio. 
Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o secretário Wagner Magesty afirmou que a prefeitura teve de assumir uma responsabilidade que é do Estado, pois é a Federação quem deve abastecer os municípios com o inseticida após recebê-los do Ministério da Saúde. 

Pará de Minas até recebeu a substância, mas, segundo Magesty, a quantidade não era suficiente para durar um dia:
O fumacê, tecnicamente chamado de aplicação espacial a ultra baixo volume (UBV), é uma estratégia para combater o vetor da dengue já na fase adulta. Ele consiste num inseticida com combinação de duas moléculas e solventes. 

Segundo o Ministério da Saúde, por ser uma técnica de aplicação a UBV a frio, não há a formação de nuvem de fumaça por não haver a queima de óleo mineral no momento da aplicação. 
Wagner Magesty garantiu que toda cidade será contemplada com o fumacê, podendo, inclusive, ter um ciclo extra de aplicação em algumas regiões: 

A ideia de contratar uma empresa para a prestação do serviço partiu de um modelo validado que aconteceu em Lagoa da Prata, município que teve bons resultados a partir da aplicação do fumacê. 
O secretário de saúde informou que mesmo com essa medida de combate, a rede pública manterá as unidades sentinelas funcionando normalmente, assim como a estrutura já montada nas UBS’s e UPA. Ainda na entrevista ao Jornal da Manhã, Magesty fez um desabafo a respeito da falta de colaboração social no combate ao Aedes aegypti:

As primeiras regiões a receberem o fumacê, assim como a data de início do serviço, ainda serão comunicadas pela Secretaria de Saúde. A expectativa é que isso ocorra já na primeira quinzena de maio.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis