Nesta véspera de Dia das Mães, o comércio de Pará de Minas segue autorizado a funcionar com horário estendido, a fim de atender os trabalhadores que não tiveram tempo durante a semana de comprar o presente da mamãe.
A expectativa é que várias lojas funcionem até as 16 horas. Alguns lojistas, inclusive, depositam neste horário extra, a expectativa de fazer boas vendas. Desde o início da semana foi possível perceber maior movimentação nos estabelecimentos, já que o Dia das Mães é a segunda data mais importante para a economia, perdendo apenas para o Natal.
Mas a percepção do empresário Milton Henriques Guimarães, proprietário da Casa Guimarães, é que a reação do comércio está aquém do esperado para a data.
Entre os motivos que têm afastado os consumidores, Milton apontou problemas internos e externos que acabam deixando as pessoas com medo de assumir compromissos financeiros.
Apesar da insegurança apontada pelo empresário, a Confederação Nacional de Bens Serviços e Turismo tem um posicionamento mais otimista. De acordo com a entidade, a expectativa é que as vendas registrem um aumento 3,5% em relação à movimentação financeira que aconteceu em 2023 na mesma data. Entre os ramos de comércio mais movimentados para essa data comemorativa, destaque para as lojas de roupas, calçados e acessórios.
Fotos: Amilton Maciel e Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz