Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Irresponsabilidade e falha humana continuam como os maiores vilões do trânsito

13/05/2024

Mesmo não sendo o principal assunto debatido pela população, a campanha Maio Amarelo traz uma reflexão sobre um problema sério e que tem tirado vidas de dezenas de paraminenses: o trânsito. Dados obtidos pelo Jornal da Manhã junto à Secretaria Nacional do Trânsito reforçam o quanto o fluxo de veículos em Pará de Minas está crescendo de maneira desproporcional à revitalização de ruas e avenidas da cidade.

Baseados em registros do Renavam, os números apontam que, de 2022 a 2023, a frota ativa, ou seja, que está em circulação, aumentou em quase 2 mil veículos, saindo de 52.770 para 54.596 unidades no ano passado. Com mais carros, motos e caminhões em circulação em uma infraestrutura viária que pouco sofreu alterações, o risco de acidentes ficou maior, e a principal consequência está na saúde dos motoristas. 

Segundo os dados, em 2023, o trânsito de Pará de Minas registrou 13 mortes, 3 a mais que o ano anterior. A quantidade de pessoas envolvidas - feridas ou não - também aumentou: 2.757 em 2023 contra 2.561 pessoas em 2022. O Corpo de Bombeiros foi o responsável pelo socorro a muitas dessas vítimas, e de acordo com o Sargento Gustavo Oliveira, a maioria dos acidentes foi causada por falha humana. 

Instrutor de autoescola há mais de 20 anos, Alexsandro Eustáquio Pereira identifica, no dia a dia, diversos erros básicos entre os motoristas. Ele pontuou algumas situações ao Jornal da Manhã que parecem ser facilmente prevenidas. 

Alexsandro Pereira elogia as iniciativas realizadas dentro da campanha Maio Amarelo, mas acredita que falar sobre o trânsito somente em maio ainda é muito pouco. Ele defende uma mobilização contínua, especialmente nas escolas. 

Outro destaque citado pelo instrutor diz respeito à sinalização e infraestrutura de ruas e avenidas da cidade. 
Algumas obras até foram realizadas nos últimos anos na tentativa de melhorar a mobilidade urbana, como por exemplo, rotatórias, abertura de ruas e duplicação de outras, mas diante do crescimento da frota, Alexsandro entende que é preciso novas medidas, além de reforçar a sinalização horizontal e vertical em diversos pontos.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis