Recebeu um cartão de crédito na sua casa mesmo sem ter feito a solicitação? Cuidado, você pode estar sendo vítima de uma prática abusiva, segundo alerta do Procon de Pará de Minas.
Desde que se tornou uma das modalidades de pagamento mais utilizadas pelos consumidores, instituições financeiras e empresas investiram no desenvolvimento dos próprios cartões a fim de fidelizar clientes e gerar novas possibilidades de lucro.
Porém, em alguns casos, mais do que a oferta, as empresas acabam enviando o cartão de crédito para a casa do consumidor mesmo sem qualquer solicitação ou autorização prévia do mesmo, gerando dúvidas sobre a utilização e as tarifas a serem pagas.
Segundo o advogado e coordenador do Procon, Bruno Souza, essa prática caracteriza-se como um ato ilícito indenizável. Ele explica o que o consumidor pode fazer e quais seus direitos nessa situação.
Além do envio e da cobrança, o advogado também alertou que a insistência na oferta do cartão de crédito pode ser classificada como prática abusiva.
Em caso de dúvidas, o consumidor deve entrar em contato com o Procon de Pará de Minas. O órgão funciona na rua Sacramento, 317, no centro da cidade. O telefone para contato é o 37/ 3233-5690.