O Conselho Tutelar de Pará de Minas está promovendo hoje ações contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O ponto escolhido para a mobilização popular foi a praça Padre José Pereira Coelho, pelo grande fluxo de pessoas que passam por lá.
A meta dos conselheiros é conscientizar a população sobre as diferentes formas de identificar e combater o crime, além da importância de denunciar e quais os canais para se fazer isso.
A ação faz parte da campanha Maio Laranja, cujo objetivo é combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo a conselheira tutelar Rosilene Alves Maciel, o cenário em Pará de Minas é preocupante, uma vez que muitas pessoas sabem, mas não denunciam.
O Conselho Tutelar também está orientando as pessoas sobre como o abuso é praticado e como é simples e seguro informar os casos aos órgãos competentes.
Além da campanha Maio Laranja, as atividades dos conselheiros são alusivas ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado anualmente em 18 de maio.
A violência sexual infantil é um problema sério no Brasil. Dados do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2024, lançado pela Fundação Abrinq, mostram que, em 2022 (ano-base do levantamento), a cada quatro casos de violência sexual no Brasil, em três a vítima foi criança ou adolescente.
O estudo também identificou que, entre as notificações de violência sexual ocorrida contra o público com menos de 17 anos, a maioria das vítimas foi do sexo feminino, 87,7% dos casos.
Como não é demais lembrar, as denúncias podem ser encaminhadas para o Disque 100 - discando 100 em qualquer aparelho telefônico – na Polícia Militar (190) ou no Conselho Tutelar: 3233-5935 e 9.9803-3913.
Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM e Conselho Tutelar/Divulgação