Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Pará de Minas descarta moeda própria e não entra no grupo que pretende criar o novo dinheiro

20/05/2024

Uma cidade mineira localizada a mais de 500 quilômetros de Pará de Minas tem dado o que falar em Minas Gerais por uma ação pioneira no estado. Trata-se do município de Resplendor, localizado no Vale do Rio Doce, cuja população é de pouco mais de 17 mil habitantes. No final de abril, Resplendor inovou ao lançar a ubérrima, a primeira moeda pública municipal de Minas.

Ela foi criada por meio de lei municipal, e conta também com o aval do Banco Central e Tribunal de Contas da União, com o objetivo de fortalecer e desenvolver o comércio local e reter a riqueza no município. 
Com a ubérrima, o comércio oferece uma série de benefícios para os consumidores, como promoções, descontos e cashbacks, mantendo a circulação do dinheiro na cidade e até atraindo compradores de outros municípios.

Até o momento, segundo a prefeitura, cerca de 70 estabelecimentos já aceitam a moeda como pagamento. 
Conforme a lei, a ubérrima tem o mesmo valor do real, ou seja, cada R$ 1 equivale a Ub$ 1. Para trazer segurança à iniciativa, a cada unidade de ubérrima emitida, a prefeitura guarda valor correspondente em real no Fundo Monetário Municipal.

A iniciativa tem dado tão certo que pode estender para outras regiões do estado. De acordo com o Sebrae Minas, que auxiliou Resplendor na criação da ubérrima, mais de 20 municípios mineiros já manifestaram interesse em adotar uma moeda própria no território. O Jornal da Manhã apurou que Pará de Minas não está nessa lista. De acordo com a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, no momento a cidade não carece de uma moeda própria pela força da economia local.

No entendimento da pasta, Pará de Minas é uma cidade referência para outros municípios da região, o que favorece a economia como um todo. Além disso, o comércio e os prestadores de serviço locais são diversificados, evitando que a população recorra a outras cidades para a aquisição de produtos ou serviços.

Como prova desse cenário, a secretaria citou o VAF (Valor Adicionado Fiscal), que é um balizador da economia de Pará de Minas. No ano-base 2022, o indicador teve aumento de 47,44% na comparação com o ano anterior, acima do resultado estadual, que foi de 15,54%. Os números de 2023 ainda estão sendo levantados.

Foto: Prefeitura Municipal de Resplendor/Divulgação



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis