Um mês e meio após ser inaugurado, o CTI III do Hospital Nossa Senhora da Conceição ainda não está funcionando. Os dez novos leitos de terapia intensiva, instalados na antiga enfermaria, estão desativados, e até o momento não há uma data de quando eles serão liberados.
Os novos leitos do CTI foram inaugurados oficialmente no dia 11 de abril, numa cerimônia que contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, e dos deputados estaduais Eduardo Azevedo (PL), Fábio Avelar (Avante) e Chiara Biondini (PP).
Na oportunidade, as autoridades estaduais e municipais discursaram em tom de otimismo e celebração, afinal, com o CTI III o Hospital Nossa Senhora da Conceição passou a contar com 30 leitos de terapia intensiva, o que permite ampliar o atendimento de média e alta complexidade.
Mas a realidade tem se mostrado mais desafiadora que o esperado, segundo avaliou o vereador Carlos Roberto Lázaro, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. É que faltam profissionais de saúde para trabalhar.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição confirmou a situação relatada pelo vereador. Segundo a instituição, para colocar um CTI em funcionamento é preciso montar uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais.
Atualmente, a maior dificuldade do hospital é contratar enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para o CTI III, serão necessários 4 enfermeiros e 20 técnicos. Ainda de acordo com a unidade de saúde, as negociações para completar a equipe estão em andamento e faltam algumas vagas para serem preenchidas. A expectativa é que o problema seja resolvido o mais breve possível para que os leitos sejam colocados à disposição.
Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas