Está chegando ao fim o prazo para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Os contribuintes só têm até sexta-feira, dia 31, para encaminhar as informações para a Receita Federal.
Como já é de costume, nesta reta final os escritórios de contabilidade ficam abarrotados de trabalho, devido ao velho costume dos brasileiros de deixarem tudo para a última hora.
Por aqui o cenário é um pouco menos preocupante em relação à correria de última hora. De acordo com o Analista Tributário, Severino Pereira Januário, responsável pela agência da Receita Federal em Pará de Minas, a maior parte dos contribuintes já entregou a declaração.
Ele aproveita para chamar atenção de quem ainda não tomou providências quanto à entrega da declaração, para que não sejam surpreendidos com as penalidades por não observar o prazo.
Severino lembra que devido ao feriado e ponto facultativo, o escritório da Receita Federal não funciona nesta quinta e sexta-feira. Mas quem ainda tiver alguma dúvida sobre o envio das declarações, pode buscar o apoio dos canais digitais.
Vale lembrar que os contribuintes que não enviarem as informações dentro do prazo, além da multa, também ficam com o CPF irregular. Isso faz com que o cidadão fique impedido de movimentar contas bancárias, tirar passaporte, pedir empréstimos, participar de concursos públicos entre outras situações.