De volta à rotina de trabalho depois de passar uma semana em Bali, na Indonésia, o secretário municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, José Hermano Franco, disse que viveu uma experiência inesquecível do ponto de vista do conhecimento.
Ele participou do Fórum Mundial da Água, evento promovido pela Organização nas Nações Unidas (ONU), que reuniu representantes de vários países, com o objetivo de propor e debater soluções para os problemas relacionados ao abastecimento, oferta e qualidade das águas.
O fórum tratou da preparação para os desafios com as intensas mudanças climáticas, gestão dos recursos e empreendimentos hídricos, assim como ações de revitalização de bacias hidrográficas e cooperação na gestão de água que abastece mais de um país.
Um dos aspectos que mais chamou atenção de José Hermano foi a amplitude e a pluralidade com que o tema recebeu abordagem dos participantes, passando pelos aspectos econômico, social e financeiro, além da necessidade de igualdade na sua distribuição.
Na comparação do Brasil com outros países também foi possível perceber que a situação exige reposicionamentos:
O secretário de Meio Ambiente também destacou o fato de Pará de Minas e várias cidades brasileiras já estarem aplicando medidas eficazes para proteção da água:
Todos os painéis e debates fizeram com que os participantes refletissem bastante sobre a necessidade de dedicar mais atenção ao tema, até mesmo por questão de sobrevivência, devido às bruscas mudanças climáticas.