Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


OAB reage judicialmente contra a lei que proíbe as saidinhas dos presos

07/06/2024

A Associação Nacional da Advocacia Criminal (Anacrim) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reagiram judicialmente contra a lei que proíbe as saídas temporárias de presos.

Na semana passada o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Lula ao trecho que alterou a Lei de Execução Penal, barrando o benefício. Segundo as entidades, a norma viola garantias constitucionais, como a dignidade da pessoa humana e sua vida privada, ferindo direitos dos detentos ao restringir mecanismos que garantam a reintegração deles à sociedade.

A contestação da proibição das saidinhas já chegou ao conhecimento dos associados da 18ª Subseção da entidade, aqui em Pará de Minas, e o presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários, Guilherme Marzagão, falou ao Jornal da Manhã sobre o assunto.

Segundo o advogado, o período em que os presos usam esse benefício, em sua maioria, são momentos em eles aproveitam para encontrar os familiares:

Perguntado sobre os presos que fogem das penitenciárias e se em Pará de Minas os mesmos utilizam o benefício de forma ordeira, voltando para a Pio Canedo, ele respondeu:

Guilherme Marzagão defende que o poder público fiscalize melhor as saidinhas, mas não impeça o preso de se valer desse benefício. Ele também fez uma comparação entre os tipos de “saidinha”.

Para o advogado, esse assunto é uma matéria de amplo debate e merece atenção da sociedade, mas com observância das leis e garantias constitucionais dos presos:

A opinião da OAB Pará de Minas é que essa mudança na lei das saidinhas é maléfica, além de ferir uma garantia adquirida em acordo do Brasil com pactos internacionais. 

Fotos: Plínio/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis