Os preços dos produtos utilizados nas festas típicas desta época do ano, sejam as juninas, julinas e os ‘arraiás’, estão mais em conta. Aos poucos os consumidores estão descobrindo isso nas gôndolas dos supermercados e nas papelarias e lojas que vendem artigos de decoração.
De acordo com a rede varejista, alguns produtos até tiveram redução em torno de 5% na comparação com o ano passado, caso do milho de pipoca, da canjica branca e da canjiquinha, dentre outros.
A explicação está sustentada na forte concorrência do setor e no fato desses produtos terem maior saída somente no período frio, que é muito curto em relação ao ano todo.
E na medida em que consumidores como Amanda Aparecida Pinto vão descobrindo isso, eles se mostram muito satisfeitos:
E a surpresa dos consumidores continua nas lojas especializadas em artigos de decoração. Bandeirinhas, balões, figuras temáticas e outros produtos que são muito vendidos nesta época também não acompanharam a inflação. Em uma das lojas da cidade nós conversamos com a vendedora Lorena Parreiras:
Mas como as festas vão acontecer com frequência a partir de agora, impulsionando o consumo de tudo que está relacionado à época, os preços devem subir já a partir dos próximos dias.