A violência contra crianças e adolescentes aumentou assustadoramente em Minas Gerais. Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que as ocorrências quase que dobraram em dois anos.
Lamentavelmente, esta realidade também faz parte de Pará de Minas, conforme o Jornal da Manhã apurou junto ao Conselho Tutelar. Os maus tratos praticados contra crianças e adolescentes no município viraram rotina em muitas famílias.
A informação foi divulgada pela conselheira tutelar Marília Araújo e ela aponta o mau uso das tecnologias como fator preponderante:
Os números realmente são impactantes. O levantamento do Conselho Tutelar mostra que de janeiro até agora já foram denunciados 37 casos de violência, envolvendo crianças e adolescentes. Levando-se em consideração que no ano passado foram 43 denúncias, esses casos registrados agora em 2024 já representam uma alta considerável. Marília ficou emocionada ao comentar o assunto:
Marília Araújo aproveitou para deixar alguns conselhos importantes aos pais e familiares, e pede que eles observem bastante que os menores fazem na internet.
Dos vários crimes envolvendo crianças e adolescentes em Pará de Minas, os casos de agressão física e verbal aumentaram de 48, em 2020, para 53, em 2021. Já a evasão escolar e a infrequência subiram de 767, em 2020, para 1.255, em 2021.
O atendimento presencial do Conselho Tutelar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos fins de semana, os denunciantes podem acionar os órgãos de segurança e saúde, em casos de emergência. Outras informações pelo telefone 37/ 3232 5900, ramal 5050, ou pelo WhatsApp 37/ 9803 3913.
Fotos: Plínio Cesar/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com