O Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado neste 14 de junho, mas em Pará de Minas a mobilização foi antecipada para ontem. A campanha de conscientização sobre a importância da doação de sangue foi realizada pelo Sicoob Credirural, em parceria com a Fundação Hemominas e o Posto Avançado de Coleta Externa (Pace), instalado no complexo de saúde do bairro Senador Valadares.
A movimentação dos doadores começou cedo e como a agenda foi bem organizada, praticamente não houve filas de espera. Os voluntários foram recebidos com lanche e ao final do procedimento, receberam camiseta da campanha e outros brindes.
O gesto simples que salva até quatro vidas, em apenas uma doação, atraiu homens e mulheres de várias idades e profissões, sendo que todos manifestaram satisfação em participar de uma campanha tão importante como esta. O Jornal da Manhã conversou com três deles: André de Lima Rufino, Aline Goes e Israel Moreira Xavier:
Além de doar sangue, os voluntários também tiveram a oportunidade de realizar o cadastramento para futuras doações de medula. Entre eles, estava o administrador André Cecílio dos Santos:
A responsável pelo Setor de Captação de Doadores da Fundação Hemominas, Karina de Almeida, elogiou a iniciativa da Credirural e se colocou à disposição para outras campanhas. Segundo ela, o grande desafio da instituição é mobilizar as novas gerações:
A diretoria da Credirural ficou imensamente satisfeita com a adesão à campanha. Segundo Juarez de Melo, foi uma experiência importante para todos e, em especial, para a cooperativa:
O sangue coletado em Pará de Minas foi encaminhado à sede da Fundação Hemominas, em Belo Horizonte, para o processo de fracionamento – plasma, hemácias e plaquetas. Depois desse processo, ele será transferido para a Regional da Hemominas em Divinópolis, que é responsável pela sua distribuição aos hospitais da região.
Fotos: Reprodução