Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Cresce o número de meninas envolvidas no consumo e tráfico de drogas em Pará de Minas

17/06/2024

O Conselho Tutelar de Pará de Minas está confirmando por aqui uma triste estatística estadual – cresceu o número de mulheres envolvidas com as drogas, seja para consumo ou para o tráfico.

A maioria das mulheres entra nesse universo por causa do homem, sendo que muitas são menores de idade. A realidade mostra que algumas enxergam o mundo das drogas como negócio, enquanto outras caem na chantagem dos companheiros e até de familiares.

No caso de Minas Gerais, o envolvimento do sexo feminino com as drogas cresceu 10% em 2023 em relação ao ano anterior. Somente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sentenciou 8.670 processos, o equivalente a 23 casos por dia.

Os crimes vão da venda, ao uso e posse, produção, financiamento e colaboração com organizações criminosas ligadas ao tráfico. Esses números também representam a maior quantidade de casos sentenciados nos últimos cinco anos, conforme o TJMG. 

Os números de Pará de Minas também impressionam, principalmente porque as drogas não envolvem apenas as adultas. Jovens estão se envolvendo mais e o pior: até meninas de 9 anos têm participado do mundo da criminalidade. O Jornal da Manhã conversou a respeito com Marília Araújo, membro do Conselho Tutelar, e ela expôs índices gritantes no município:


Segundo Marília, no Conselho Tutelar, a faixa etária com maior índice de ocorrências por motivo de drogas é a de 13 a 16 anos de idade. A situação é tão séria que, ultimamente, muitas famílias têm procurado o órgão solicitando a internação dos próprios filhos. 

A conselheira Érica Emília ressalta a importância de um monitoramento constante dos menores, por parte dos responsáveis, durante a infância até os sete anos de idade, e se assusta ao ver casos muito graves chegando ao Conselho Tutelar:


Ela  aproveita para esclarecer aos pais, que não existem entidades responsáveis pela internação de adolescentes, e que a internação compulsória só é permitida por meio de um mandato judicial. 

E reafirma que a prevenção e orientação dos pais e responsáveis junto aos menores é o melhor caminho. Muitos casos começam bem mais cedo do que se imagina. 


Em Pará de Minas, o atendimento presencial do Conselho Tutelar é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos fins de semana, ele pode ser acionado pelos órgãos de segurança e saúde em casos de emergência. 

Fotos: Plínio Cesar/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis