O Brasil segue avançando na adoção de políticas públicas em favor da saúde bucal. De acordo com o Levantamento Saúde Bucal Brasil referente aos anos de 2020 a 2023, 53% das crianças de cinco anos estão livres de cáries.
O índice confirma um progresso de quase 10% em relação a 2010. O avanço é reflexo dos investimentos nos tratamentos odontológicos na rede pública de saúde e, principalmente, na educação sobre higiene bucal.
As campanhas nesse sentido se multiplicaram nos últimos anos, fazendo com que as crianças aprendam, cada vez mais cedo, a importância de cuidar da saúde dos dentes e da boca de forma geral.
E este é um tema que deve se manter em alta, segundo avaliação do cirurgião dentista, Alan Antônio Sabará. É que o cuidado com a higiene bucal representa prevenção para diversas doenças que acometem o corpo inteiro.
Poucos sabem, mas os problemas dentários podem gerar consequências muito graves para a saúde, inclusive, infartos.
O dentista também lembra que a prevenção deve começar em casa, desde a infância, nos cuidados no dia a dia. Daí a importância das visitas periódicas ao consultório odontológico:
Já em relação às pessoas que, por qualquer motivo já perderam os dentes e utilizam algum tipo de implante, Doutor Alan explica que os cuidados preventivos são diferentes.
E ninguém mais precisa ter medo de dentista. É que a odontologia atual garante tratamentos muito mais eficazes e confortáveis para os pacientes, sem terror e sem dores.