Os comerciantes da rua Benedito Valadares, no centro de Pará de Minas, estão revoltados com a frequência dos pequenos furtos nas lojas. Os ladrões estão agindo diariamente, causando prejuízos a vários estabelecimentos. Um dos casos recentes, que mais chamou atenção, aconteceu na última sexta-feira, quando um rapaz conhecido no meio policial pela truculência e os crimes, levou vários itens da Drogaria Araújo e foi contido por populares momentos depois, em área próxima.
Já no sábado, os proprietários de uma loja de artigos femininos deram falta de duas blusas e constataram depois, junto às câmeras de segurança, que o furto foi praticado por uma mulher jovem. E nesta segunda-feira, mais um furto. Desta vez em uma loja especializada em cosméticos, quando outra mulher levou batons. A insatisfação dos lojistas se deve ao fato deles estarem estabelecidos em área bastante central, o que em tese diminuiria esse tipo de crime.
A questão da segurança também preocupa os lojistas, que estão se vendo sem proteção pública. Aliás, eles criticam a falta de uma presença mais efetiva da Polícia Militar e da própria Guarda Municipal que, no início das atividades, fazia o patrulhamento à pé, enquanto hoje só trabalha motorizada.
Alguns comerciantes conversaram com a nossa reportagem, com a condição de não serem identificados:
As farmácias também andam preocupadas com a situação. Esta profissional relatou que o medo de seus funcionários cresceu nos últimos meses, principalmente no período da noite:
Outro problema considerado grave pelos comerciantes da Benedito Valadares é o elevado número de andarilhos circulando pela rua. Muitos fazem ameaças verbais, enquanto outros chegam até a mostrar armas brancas:
Este comerciante que também trabalha na região conta que já tentaram roubar seu estacionamento duas vezes e ele precisou reforçar a segurança:
A Guarda Municipal responde às reclamações dos lojistas com a informação de que o patrulhamento motorizado desempenha um papel crucial ao garantir a presença efetiva em diversos pontos da cidade, não se limitando apenas à região central.
Esta dinâmica facilita e agiliza o deslocamento das equipes em situações de emergência, garantindo uma resposta imediata e eficiente às ocorrências. A expectativa da corporação é que agora, com o reforço do efetivo, as guarnições intensifiquem o patrulhamento, especialmente aquele voltado para a população em situação de rua.
Já a Polícia Militar informou que suas estatísticas asseguram que esse tipo de crime na Benedito Valadares acontece em pequena proporção. Segundo o Tenente Marcos Leandro, a rua é uma das mais policiadas da cidade.
O Tenente Marcos Leandro orienta os comerciantes da Benedito Valadares a denunciar à PM qualquer delito em seus estabelecimentos. E a recomendação também vale para o varejo que funciona nos bairros, já que os pequenos furtos também estão acontecendo em outras partes da cidade.
É o caso do bairro JK, por exemplo, onde um supermercado estabelecido na rua Padre Libério, registrou prejuízos de R$1 mil, referente ao furto de bebidas. O homem saiu rapidamente, mas foi surpreendido com a ação inesperada de populares que correram atrás dele e conseguiram fazer a sua imobilização, até a chegada da PM. Tratava-se de um ‘ficha suja’, de 29 anos de idade, muito conhecido em Nova Serrana pelas passagens de furtos e roubos.