Está regularizado o serviço de manutenção da iluminação pública de Pará de Minas. A informação acaba de ser divulgada pelo engenheiro responsável pela fiscalização do sistema, Israel Bernardes.
Conforme o JM acompanhou, foram vários meses de reclamações da população e dos vereadores, além da suspensão do pagamento à empresa Ilumiterra, contratada pela prefeitura para a prestação de serviços.
A pressão surtiu efeito e agora a substituição das lâmpadas queimadas tem acontecido dentro do prazo previsto em contrato, garantindo que a cidade se mantenha bem iluminada.
Israel Bernardes conta que as equipes da Ilumiterra seguem trabalhando com empenho, conseguindo atender à demanda registrada na prefeitura, tanto pelo telefone quanto pelo aplicativo.
Segundo o engenheiro, diariamente são registrados até cinco pedidos de substituições de lâmpadas queimadas pelo telefone. Já pelo aplicativo, a média de solicitações chega a 15 por dia. Quanto ao processo de modernização da iluminação, que é realizado a partir da troca das lâmpadas de vapor de sódio pelos novos equipamentos de LED, Israel informou que o serviço continua paralisado.
O processo para contratação de uma empresa que dê andamento nisso tem avançado, mas a ordem de serviço será assinada somente depois das eleições de outubro, como determina a lei. Israel destaca a importância desse serviço que tem garantido economia, iluminação de qualidade e segurança para a população.
A substituição dos equipamentos já foi efetuada em 60% da cidade, somando mais de sete mil luminárias. O projeto já resultou em cerca de 20% de economia no consumo de energia elétrica no município.