Beneficiários do Bolsa Família e de outros programas sociais têm sido abordados por golpistas em Pará e Minas. Na tentativa de conseguir dados pessoais das vítimas e transferir valores de suas contas bancárias, os estelionatários utilizam diversos artifícios.
São chamadas telefônicas, mensagens de texto e até e-mails, na expectativa de ter acesso às informações e aplicar os golpes. Situações assim têm chegado ao Procon da cidade.
Em um dos casos relatados pela vítima, os criminosos conseguiram transferir valores do Bolsa Família para outras contas, causando prejuízos ao beneficiário. Como a situação já aconteceu outras vezes, o coordenador do Procon, Bruno Souza, faz um alerta às pessoas:
Segundo Bruno, o Procon pode apenas orientar, já que o órgão não atua nesse tipo de caso, uma vez que não se trata de relação de consumo. Esse tipo de crime deve ser levado diretamente à polícia:
Preocupado com a situação, Aparecido Luiz Araújo, que é coordenador do CRAS instalado no bairro Walter Martins, deixa uma importante orientação para os inscritos nos programas sociais do governo federal.
Sempre que o beneficiário tiver alguma dúvida sobre a atualização do cadastro ou mesmo a liberação de benefícios, ele deve procurar uma unidade do CRAS presencialmente.
Caso o beneficiário prefira, ele poderá buscar informações diretamente na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que fica na rua do Acre, nº 78, no centro de Pará de Minas.