A decisão do banco Itaú de fechar 21 agências físicas em Belo Horizonte e cidades da região, está causando reclamações e muita preocupação entre os clientes. A maior insatisfação se deve à necessidade de grandes deslocamentos até as agências físicas. Agora, para sacar algum valor, muitos precisam ficar procurando por uma agência que continue funcionamento.
O Sindicato dos Bancários engrossa as reclamações, afirmando que o fechamento impacta negativamente no atendimento aos clientes. A entidade alega que o cenário passou a ser de superlotação, longas filas e demora no atendimento. Ainda segundo o sindicato, a justificativa dos bancos para o fechamento de agências é por conta do crescimento das cooperativas e dos bancos virtuais, que têm regime tributário diferente das instituições financeiras.
Mas a entidade derruba o argumento, afirmando que os bancos continuam com lucros absurdos. No caso do Itaú, por exemplo, o lucro em 2023 foi de R$35 bilhões e esse valor representa 15,7% a mais que em 2022. Como muitos clientes de Pará de Minas manifestaram preocupação com a possibilidade de fechamento da agência local, o Jornal da Manhã buscou informações junto à instituição, recebendo a garantia de que o banco continuará operando normalmente por aqui. Quanto ao motivo do fechamento das agência em BH e cidades próximas, ainda não houve manifestação. O espaço continua aberto.
Foto: Plínio Cesar/Rádio Santa Cruz FM