Depois de várias semanas de negociação, finalmente foi fechado o acordo salarial dos trabalhadores da Lactalis/Itambé, unidade de Pará de Minas, localizada às margens da BR-262. Com data-base em abril, a categoria chegou a rejeitar as duas primeiras propostas apresentadas pela empresa, uma com revisão de 2,9% – índice menor que a inflação do ano passado – e a outra com índice diferenciado em favor dos auxiliares de expedição e produção.
Em princípio, os trabalhadores defendiam um reajuste próximo de 10% e falaram, inclusive, sobre a possibilidade de uma paralisação de advertência. A direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Divinópolis e Região, que também representa os funcionários da Lactalis/Itambé, participou de várias rodadas de negociações.
O presidente da entidade, Valdeci Arineu Pinto, alertou aos trabalhadores sobre a recusa da empresa em aceitar a reivindicação, e embora tenha conseguido um índice relativamente menor, disse que foi uma vitória para os funcionários:
Valdeci também valorizou a participação do sindicato nas negociações salariais:
Com sede em Divinópolis e representatividade em 19 municípios, incluindo Pará de Minas, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação representa todas as indústrias do ramo de alimentos, como frigoríficos, laticínios, ração, abatedouro, panificação e bebidas, entre outros.