O consumo de energia elétrica costuma ser mais alto nesta época do ano, devido às baixas temperaturas e aos dias mais curtos, já que o sol se esconde mais rapidamente. Além disso, o consumidor vai perceber o reajuste tarifário total na fatura referente ao mês de junho, que está sendo entregue agora. Tem outra situação que deve impactar a conta, que é a bandeira amarela.
Depois de 26 meses de condições favoráveis de geração de energia no país, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a conta de todos os consumidores terá um acréscimo de R$1,885 a cada 100kWh consumidos. Diante disso, a Cemig está divulgando dicas simples de economia de energia elétrica, que podem apresentar bons resultados.
Uma delas é direcionada ao uso do chuveiro, que se for mantido na posição ‘verão’ ou ‘morno’, pode representar uma economia de até 30% no consumo. Em uma casa com quatro pessoas, cada um usando o chuveiro por 15 minutos, o consumo desse equipamento será próximo de 220kWh.
A geladeira é outro eletrodoméstico que consome bastante energia em uma residência, devido ao ‘abre e fecha’. Por isso, é muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados nela, já que eles causam sobrecarrega e aumenta o consumo de energia. Outra dica valiosa é utilizar a máquina de lavar roupas ou o ferro elétrico com a maior quantidade de peças possíveis, diminuindo assim a quantidade de vezes de utilização do eletrodoméstico.
Os consumidores também precisam ficar atentos aos equipamentos em modo de espera. Nesta condição, eles consomem menos que o uso normal, mas continuam a gastar energia. É como se fosse uma torneira pingando 24 horas. Para economizar, é necessário retirar o equipamento da tomada.
E a Cemig também alerta os consumidores para darem preferência, na hora da compra, aos equipamentos com a etiqueta do Procel de categoria A. Outra dica é a substituição das lâmpadas de casa por lâmpadas Led, que podem representar mensalmente uma economia de até 75% no consumo com iluminação.
Foto: Cemig/Divulgação